segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"Se ninguém lembrar de nós, nós vamos lembrar da gente"

Motivação é uma força difícil de adquirir, e uma vez motivado é mais difícil ainda manter-se nesse estado. E depois de um tempo você esquece os fatores, externos e internos, pelos quais você tinha uma motivação. Ou então parece que já foi há tanto tempo que talvez você tenha visto em algm filme. A noção de que motivação, principalmente no rugby, é diretamente relacionado com comprometimento; não só com um jogador, não só com os treinadores, que acreditam em nós, mas com todos aqueles que amam o esporte e se esforçam para alcançar a glória e reconhecimento. Que sonham em difundir esse esporte e ter um time consolidado, mesmo que alguns não queiram fazer parte dessa construção ardil, simplesmente querem chegar em um time já feito e com todas as regalias...Respeito, humildade,superação,companheirismo, comprometimento, solidariedade, sacrifício, muito sangue e muito mais de amizade, isso é o rugby.
Crescer é trabalhoso, demora, cansa, mas compensa. É a vitória, repleto de testemunhas, somos nossos próprios adversários e enfrentamos o que vier. O Acemira, é um time que batalha para crescer cada vez mais, sem nenhum apoio financeiro e sem um campo fixo para treino, apesar disso, nunca pensamos em desistir. O rugby para nós, é além de um esporte, é um amor, uma vida, um sentimento de devoção e responsabilidade, é nele que aprendemos como ter respeito ao próximo, aprendemos que um time é uma família de irmãos, independente da hierarquia, é lá que aprendemos que o rugby é para todos, sem preconceitos. Em quase dois anos de sua existência, o time vem se consolidando e progredindo para futuros campeonatos, hoje formado por integrantes masculinos e femininos, pretende crescer cada vez mais, independente de patrocinadores.Recentemente o Acemira foi disputar o seu primeiro campeonato TAÇA SÃO LUÍS REI DE FRANÇA, no Maranhão. Após 2 semanas de muito trabalho com rifas, bazar e com a ajuda da caixinha do time, conseguimos nos inscrever e pagar nosso transporte. Após longas 12 horas de viagem em uma van, mais que ansiosos para disputar o campeonato, fomos surpreendidos por uma falha técnica, obrigados a parar no meio de muitos nadas para o conserto do transporte.
Após mais 2 horas de viagem de muito calor, desconforto e muito, muito malto, chegamos ao nosso destino, cansados e eufóricos para ver e apreciar os jogos. Sorteio. Primeiro jogo. Time feminino, ACEMIRA Vs AMARU, corre, veste roupa, protetor bucal, chuteira,a melhor sensação de nossas vidas. Corações acelerados, "meu Deus, que campo enorme nem se compara com o campo que alugamos durante os treinos, e a praça? Nem 1/3". Juiz apita o jogo, saida acemira, tudo tão rápido e intenso e assim foi correndo o jogo. Entre vitórias e derrotas, sorrisos nos rostos e com a sensação de dever cumprido, mesmo com 7 jogadoras, sendo 2 emprestadas de outros times: Carol, dos SERTÕES(FO) e a nossa anfitriã Aldinha(muito obrigada, meninas!). Apesar da falta de experiência e pouco entrosamento, o Time Feminino conquistou o segundo lugar da disputa. Aprendemos principalmente com as nossas derrotas, e respeitamos nossas adversárias da UFPI. Uma conquista que vai além do esperado para muitos, principalmente para as próprias jogadoras.
O time masculino nos deu muito orgulho, demonstrando técnica, confiança e garra! Segue descrição do RubyMania: "O jogo mais emocionante foi jogado entre os paraenses da Acemira e o Sindicato da 1ª Linha, que era uma verdadeira amostra do rugby no norte-nordeste brasileiro, uma vez que tinha atletas de vários estados como Ceará, Pernambuco, Distrito Federal e é claro do Maranhão.Com uma linha mais pesada, os jogadores do Sindicato usaram muito a técnica do pick and go. No começo da partida, o Sindicato da 1ª Linha ainda empatou o jogo, porém, o time paraense tinha jogadores mais velozes e venceram a partida". Prata! Prata mais que merecido para o masculino. Nunca vamos esquecer.
Motivação; lembram-se agora de como se sentiram jogando e torcendo e defendendo nosso escudo? Prontos para os próximos campeonatos! Foi só o começo.
Ali vimos o resultado de nossos esforços, mesmo que tenhamos ido meio que desacreditados no nosso potencial. E só tendemos a melhorar sempre. Porque o Rugby é mais que um esporte, é um estilo de vida. E se ninguém lembrar de nós, nós vamos lembrar da gente.
Time de prata masculino!